top of page
Psicologia

PSICOLOGIA / PSICOLOGIA ANALÍTICA (JUNG)

​

O termo Psicologia é derivado do grego e significa “estudo da mente ou da alma”. É a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Ela abre caminhos que conduzem ao autoconhecimento, para que as vivências da vida não se transformem em amargura, nem em indiferença e sim se cristalizem em experiências de sabedoria.

​

A Psicologia pode ser aplicada em diversas áreas: escolar, clínica, social, hospitalar, empresarial, entre outras, além de sua importância na pesquisa. A prática clínica visa à busca da integração psíquica e do autoconhecimento, conduzindo o indivíduo a realizar plenamente o seu potencial.

​

Na Psicologia podemos encontrar diversas abordagens teóricas que compreendem o ser humano de maneiras distintas, mas todas com a preocupação de proporcionar o melhor para o indivíduo.

A Psicologia Analítica (Junguiana) foi criada por Carl Gustav Jung, partindo da premissa que todo ser humano tende a realizar o que em si existe em essência, a crescer, a completar-se e a desenvolver o seu potencial e habilidades. O homem é capaz de tomar consciência desse desenvolvimento e de conduzi-lo ao amadurecimento, através do confronto e da colaboração entre o inconsciente e o consciente.

​

No processo da Psicoterapia Analítica ocorre uma dialética entre analista e analisando. Também podem ser utilizadas a análise dos sonhos e técnicas expressivas como: desenho, pintura, modelagem com argila, contos de fadas, mitos, caixa de areia (Sandplay), escrita, imaginação ativa, exercícios corporais, entre outros.

​

A Psicoterapia Analítica consiste no encontro de duas pessoas, analista e analisando, para uma exploração intensa e profunda do inconsciente, da vida, de desejos não realizados, de sonhos, reflexões, memórias, fantasias, relacionamentos, conflitos internos e externos, crises, bem como patologias. É um trabalho interior, cujo objetivo é conduzir o analisando ao autoconhecimento, preencher as lacunas abertas da sua história, estabelecer relações e dar sentido e significado ao sofrimento pelo qual passa ou passou, para que se sinta mais integrado, verdadeiro, enriquecido, melhore suas relações e se torne mais criativo, solto, expressivo e saudável.

 

​

bottom of page